top of page
Sai

Cannabis Medicinal
Conheça um pouco mais sobre o remédio do futuro.

Image by Ryan Lange

Entendendo a planta!

Não é um bicho de sete cabeças!

A Cannabis Sativa é uma planta com mais de 500 compostos químicos, com mais de 100 canabinoides identificados. Flavonoides, alcaloides, ácidos graxos e terpenos estão na sua formulação. Os compostos fitocanabinoides mais estudados até hoje são o canabidiol, ou CBD, e o tetrahidrocanabinol, ou THC.

Diversas pesquisas revelam hoje as propriedades farmacológicas da cannabis e comprovam a sua interação com o sistema endocanabinoide, expondo o seu potencial terapêutico para diversas doenças.

O canabidiol é um fitocanabinoide sem propriedades intoxicantes. Possui capacidades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, ansiolíticas, antidepressivas, anticonvulsivas, estimulante ósseo, antináusea, neuroprotetora e tem efeito imunomodulatório. O CBD também modula os efeitos negativos do THC, como aqueles relacionados aos eventos psicoativos indesejados, como a ansiedade, depressão ou alucinações.

O THC, conhecido como tetrahidrocanabinol – fitocanabinoide com propriedades psicoativas, responsável pelas sensações descritas como euforia e perda da memória recente –, também possui propriedades medicinais importantes. Eleé um potente estimulante da fome, relaxante muscular, sedativo, analgésico, antináusea e vômitos (principalmente aqueles induzidos pela quimioterapia), anti-inflamatório e para algumas pessoas têm efeito positivo no humor.

Porém, ele não é isento de efeitos colaterais. Muitas vezes eles impedem que alguns pacientes o utilizem, por conta de efeitos como a ansiedade, depressão, aumento momentâneo da frequência cardíaca e, como falei anteriormente, pode prejudicar a memória recente.

Estudos atuais, em modelos animais e em culturas de células, comprovam as propriedades antitumorais dos canabinoides. Uma pesquisa realizada por uma grande empresa farmacêutica da Grã-Bretanha, especializada em pesquisa com a planta Cannabis Sativa para uso medicinal, concluiu ao final de um estudo com pacientes neuro-oncológicos que a cannabis teve um efeito positivo na sobrevida desta população.

Sistema-endocanabinoide-4-1536x1024.jpg
bottom of page